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Reflexão

Você é ansioso? 6 dicas da ciência para controlar a ANSIEDADE já!

Você é ansioso? Então saiba que não está sozinho: mais de seis, em cada dez brasileiros, se sentem ansiosos.

Mas calma que a ciência sempre tá buscando soluções para gente!

Confira 6 atitudes que vão te fazer respirar aliviado!

1. Que tal dar uma voltinha?

Que caminhar é saudável todo mundo já está careca de saber. Mas a novidade é: dar uma voltinha também te deixa mais relax!!

Você já deve ter ouvido falar da endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Por fazer com que você se sinta bem e relaxado, ele também combate o stress. Ao caminhar, a substância é liberada pelo corpo, amenizando a tensão. Ela também pode aliviar a depressão leve, melhorar o humor e a autoestima.

Então coloca um tênis confortável, pega o cachorro, o companheiro, os amigos ou vá sozinho mesmo. O importante é botar o corpo para funcionar e descarregar as tensões 

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2. ESSA É BOA: CURTIR UMA MÚSICA BACANA

Sabe aquela sua música preferida? Ela também pode te ajudar:

Cientistas da universidade McGill relataram que ouvir música aumenta em 9% a produção de dopamina, relacionada ao prazer. O crescimento é comparado a outras experiências que ativam o centro de recompensa do cérebro, como a comida e o dinheiro.

Para ficar super zen você também pode ouvir a música Weightless (escute clicando aqui). A ciência garante que ela diminui a ansiedade em até 65%. 

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3. cafezinho COM MODERAÇÃO

Notícia não muito feliz pra quem é fã de um cafezinho:

Por ser estimulante, o café pode induzir o sistema nervoso a uma maior liberação de adrenalina, hormônio liberado em momentos de estresse. Isso impede o relaxamento do corpo, gerando ansiedade.

Então, quando der aquele aperto no peito e a mão começar a suar, o jeito é maneirar no cafezinho.

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4. maçãS PARA QUE TE QUERO?

A maçã é um alimento completo para dar um chega pra lá na ansiedade, sabe por quê?

Ela é fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e de zinco, magnésio e selênio (que colaboram com a produção de serotonina, auxiliando o bem-estar.) e vitamina C ( que ajuda a reduzir a secreção do cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade).

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5. Face com moderação

Você sabia que bisbilhotar o face pode te deixar ansioso?

Um dos motivos é que achamos a timeline do vizinho sempre mais azul. Como os usuários tendem a postar fotos de viagens, jantares, festas e outras cenas felizes, a impressão de ter ficado para trás no sofá de casa é grande. Mas a verdade é que, de perto, todo mundo é normal.

Outro motivo: quem é predisposto a ter ansiedade vê a tecnologia como um fator de pressão. O sentimento é de estar mais sobrecarregado e inseguro com tanta informação na cabeça. Para sair dessa, a orientação é assumir o controle da situação e estabelecer limites, mesmo que pequenos. Por exemplo, acessar o face só três vezes ao dia

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6. PensAR positivo

Até a ciência afirma que pensar positivo é um santo remédio! Segundo neurofisiólogo e psicanalista Roque Magno, da UnB “Às vezes, a pessoa sofre de depressão, ansiedade simplesmente aprendeu a ter pensamentos negativos ainda na infância com o pai e a mãe. E assim entra num círculo vicioso”.

Vale lembrar: pensar positivo não significa ignorar riscos, mas acreditar que você tem total capacidade de lidar com as situações difíceis que aparecem 

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