Tem coisas que a gente leva tempo pra aprender! Veja essas 6 lições poderosas com 10 anos de vantagem, elas vão te surpreender pela simplicidade 🙂

1. Começar sem MEDO DE errar

Pensa comigo: toda vez que começamos a fazer alguma coisa estamos aprendendo, certo? E é impossível aprender qualquer coisa sem fazer um trilhão de besteiras primeiro. Então, começar a fazer algo novo e esperar não errar, faz algum sentido?  Uma coisa é tentar errar o mínimo possível, outra, se sentir incapaz a cada bola fora.

Mas, de onde será que vem essa obrigação de “começar abafando”? Quem nunca viu filmes ou novelas com a seguinte cena: a mocinha começa a fazer determinada coisa ontem (escrever, atuar, administrar uma empresa…) e plim, em pouquíssimo tempo, com pouquíssima experiência(e com pouquíssimos erros), magicamente vira uma expert.

Isso é a maior enganação, basta olhar a vida das pessoas reais e bem sucedias (veja clicando aqui), um conto de falhas.

 

2. NÃO pensar SÓ a longo prazo

O problema não é fazer planos a longo prazo: pensar no futuro é ótimo porque, como diz a sabedoria popular, “quem não sabe aonde vai qualquer lugar serve”. O errado é ficar  pensando no longo prazo, se angustiando por todas as tarefas que precisam ser feitas no futuro, ao invés de se dedicar de corpo e alma ao que precisa ser feito hoje.

Imagina ter alguém o tempo todo falando no seu ouvido “olha, o que você quer é difícil, ainda faltam um montão de coisas”.Não é desmotivante? Eu nem daria confiança pra uma pessoa assim! E você também não deve dar (mesmo que, ás vezes, essa pessoa more na sua cabeça).

 

frases-para-filhos

3. Ouvir com a intenção de ENTENDER

Tem duas formas de ouvir uma pessoa: “escutar” pensando em responder ou prestar a atenção no que a pessoa diz, com a intenção de entender. Segurar a ansiedade e fazer do segundo jeito traz 3 benefícios: humildade, conhecimento e controle da conversa.

Humildade por entender que a pessoa pode estar explicando algo que você não sabe/entendeu.

Conhecimento por ouvir a sabedoria de outras pessoas.

E controle da conversa pois você sabe tudo que está sendo dito 😉

 

chico3

4. NÃO Deixar pra amanhã

Amanhã eu começo minha dieta!
Porque amanhã? Já não da pra começar hoje?

A gente sempre acha que amanhã vai ser um dia fantástico e mágico, onde as coisas serão mais fáceis e vamos ser diferentes. Mas hoje é o amanhã de ontem, ou seja, amanhã vai ser tão difícil, complicado e bagunçado como hoje. Que tal inverter, fazer do hoje o seu amanhã?

Não se iluda, nada vai ser mais fácil se você não lutar pra que seja mais fácil.

 

listacritica1

5. DEIXAR DE Julgar os outros

Quando fazemos uma besteira, qual a pior coisa que um amigo pode nos dizer?

“Você fez uma grande bobagem, agiu feito um idiota.”

Ninguém gosta de ser julgado. Todos cometemos erros. Então, o mais produtivo é parar de ser juiz da vida dos outros e tentar entender as pessoas.

Criticar é muito fácil, qualquer um faz, grandioso é estender a mão e ajudar 🙂

 

listasonhosfrases

6. PENSar só No que é importante

Sabe aquela fofoca horrível que podem estar falando de você? Não tem muito o que se possa fazer a respeito. E, mesmo que tivesse, tem tantas coisas mais importantes pra esquentar a cabeça que nem vale a pena. Até pensar na sua lista de compras é mais interessante.

E você sabe porque não se deve pensar nesse tipo de coisa? Eu demorei pra descobrir:
Porque pensar muito a respeito de alguma coisa, torna essa coisa importante pra você – mesmo que, inicialmente, a tal coisa fosse irrelevante Então, não torne importante o que não é importante.

Tudo depende da importância que você dá!


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

Comentários (1)

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,