A menos que você seja uma anomalia genética é provável que conheça pessoas das quais não gosta. Em uma postagem para o site Entrepreneur.com Deep Patel, autora do livro Os 11 Princípios do Sucesso, destaca algumas dicas usadas por pessoas de sucesso para lidar com quem elas não gostam muito. Afinal, é improvável ser capaz de evitar pessoas das quais não gosta – na verdade, Patel argumenta que se você restringir o convívio apenas com quem gosta, estará se limitando. Em vez de enterrar sua cabeça na areia, tente mudar sua perspectiva e se espelhe no que fazem as pessoas bem-sucedidas.  Aqui estão algumas dicas da Patel e outras fontes, como o site Psychology Today .

1. Aceite, você não pode se dar com todo mundo que conhece

Sempre esperamos gostar de todos que conhecemos, mas frequentemente isso não acontece.

Patel diz que o primeiro passo para lidar com as pessoas que você não curte muito é aceitar que ninguém se dá com todo mundo o tempo todo e não há problema nisso. Não significa que você é uma pessoa má e também não significa que elas são pessoas más. Já o consultor e autor Beverly D. Flaxington explica em outro blog sobre Psicologia que nossos estilos comportamentais podem gerar impressões positivas ou negativas nas pessoas.

Alguns de nossos comportamentos são dominantes, enquanto outros são tímidos. Algumas pessoas são otimistas e outras se consideram “realistas”.

Um trabalho de pesquisa de Hamstra et al analisou um efeito chamado “ajuste regulatório”, o estudo mostra que: nós somos muito mais propensos a colocar esforço nas coisas que gostamos de fazer e menos esforços no que não gostamos de fazer.

Como você não gosta de interagir com as pessoas que não curte,  colocará pouco esforço nas tarefas em conjunto com elas e esta falta de esforço pode se transformar em desprezo do grupo em relação a você ou vise-versa.

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2. Tente ver o lado positivo do que eles estão dizendo

Krauss diz que você poderia olhar como as pessoas estão agindo por uma perspectiva diferente.

Seus sogros podem realmente não estar implicando com você e seu colega de trabalho pode não estar tentando te sabotar.

Mesmo que a pessoa com a qual você está tendo dificuldade esteja te enfrentando de propósito, te deixando irritado, provavelmente comprar uma briga só vai fazer você ficar mal. Então, tente dar à elas o benefício da dúvida.

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3. Esteja ciente dAS suas próprias emoções

Patel diz que saber e ter o controle de suas próprias emoções faz com que você próprio tenha o controle de como você reage a situações.

As pessoas só vão deixá-lo louco se você permitir. Então, não deixe sua raiva ficar fora de controle.

Se alguém falou algo que te desagradou, tente entender o que você sentiu naquele momento e procure deixar pra lá. Às vezes, o truque é apenas sorrir e acenar com a cabeça, não deixando isso te atingir.

A chave, diz Patel, é tratar todo mundo com o mesmo nível de respeito. Isso não significa que você tem que concordar com uma pessoa que não goste ou fazer o que eles dizem, mas você deve agir civilizadamente e ser educado.

Ao fazer isso, você permanece firme em seus propósitos, mas não estará atacando alguém pessoalmente e mostrará que está no controle da situação, o que lhe dará a vantagem sobre a outra pessoa.

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4. Não levE para o pessoal

Na maioria das vezes o desacordo é provavelmente um mal-entendido. E se você realmente discorda de alguém, então, tente ver as coisas pelo olhar da outra pessoa.

Procure não reagir exageradamente, porque o outro pode reagir exageradamente em troca, o que significa que as coisas vão esquentar rapidamente.
Esteja acima de tudo, concentrando-se nos fatos, e ignorarando como a outra pessoa está reagindo – não importando quão ridículo ou irracional ela seja.

Concentre-se na questão, diz Patel, não na pessoa. Se você precisar dar uma volta para esfriar, faça!

Você tem o direito de estabelecer limites e decidir quando interage com alguém ou não.

Se está muito agitado tire um tempo para você, saia fora do local, respire!

5. ExpressE seus sentimentos calmamente e consideRE o uso de um intermediador

Geralmente, a maneira que nós nos comunicamos é mais importante do que o que nós realmente dizemos.

Se alguém está repetidamente te irritando e causando problemas maiores, Patel sugere que é hora de dizer claramente o que está acontecendo para este alguém. No entanto, o confronto não precisa ser agressivo.

Falar calmamente, sendo bem específico no problema, tornará mais provável que a pessoa aceite o que você está dizendo.

Também lhe dará uma oportunidade de compartilhar melhor o seu lado da história. Krauss diz que pode ser uma boa idéia usar uma outra pessoa como um mediador nessas discussões, porque eles podem trazer um nível de objetividade a situação. Você pode até não terminar como amigo desta pessoa que te irrita, mas pode encontrar uma maneira se comunicar. A autora do Livro diz que aprender a trabalhar com pessoas que são difíceis para você é uma experiência muito gratificante, e pode se tornar uma forma de mostrar todo o seu potencial para superar barreiras.

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6. Escolha bem as suas batalhas

Às vezes é mais fácil deixar as coisas simplesmente acontecerem do que brigar.

Nem tudo vale o seu tempo e atenção.

Você tem que perguntar a si mesmo se realmente quer se envolver com aquela pessoa ou se seu esforço pode ser melhor gasto apenas continuando no seu canto, com o seu trabalho ou qualquer outra coisa que esteja fazendo.

Patel diz que a melhor maneira de descobrir isso é avaliar se o problema é pontual. Será que o problema com aquela pessoa vai embora com o tempo, ou poderia ficar pior?

Se a opção for “ficar pior”, é melhor focar sua energia para resolver as coisas o mais rápido possível.

Se é apenas uma questão de circunstâncias, você provavelmente vai superar isso rapidamente e tudo vai passar.

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7. Não fique na defensiva

Se existe alguém que está constantemente diminuindo você ou focando nas suas falhas, não caia nessa.

A pior coisa que você pode fazer é ficar na defensiva. Patel diz que isso dará mais poder a pessoa.

Em vez disso, vire o holofote para ela e comece a sondar o que, em particular,  você está fazendo que à incomoda. Se as pessoas querem que você as trate com respeito, elas têm que ganhar esse respeito sendo civilizadas com você.

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8. E por último, lembre-se: você está no controle da sua própria felicidade

Se alguém está realmente te tirando a paciência, pode ser difícil enxergar a situação como um todo.

No entanto, você nunca deve deixar alguém limitar a sua felicidade ou sucesso. Se essa irritação está te atingindo, procure entender o por quê. Você está se culpando ou está ansioso sobre algo?

Se sim, concentre-se neste ponto, ao em vez de dar bola para as queixas de outras pessoas. Só você tem o controle sobre seus sentimentos, então, pare de dar poder a outra pessoa.

Lembre-se de todas as suas realizações e não deixe alguém ganhar poder sobre você apenas porque, momentaneamente, azedou o seu dia.

Fonte

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