Mineiro, apaixonado pela arte e literatura, sabia transmitir com clareza assombrosa suas idéias sobre temas como: a vida e a morte, o ser humano, a espiritualidade, a educação e por aí vai. Vale a pena conhecer mais sobre nosso grande e querido poeta.

 

Rubem Alves possuía muita sensibilidade e profundo conhecimento da natureza humana. Valorizava as qualidades que cada um traz dentro de si, entendia que elas tornam as pessoas diferentes e especiais.

“Somos as coisas que moram dentro de nós. Por isso, há pessoas que são tão bonitas, não pela cara, mas pela exuberância do seu mundo interno.“

Via as dificuldades como parte do aprendizado da vida e dizia que, apesar de penosas, elas é que nos tornam melhores e aumentam nosso potencial. O exemplo perfeito: a espantosa transformação que ocorre com o milho de pipoca. Em suas palavras:

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.”

As aflições das pessoas, para ele, tem origem na comparação. Constatou isso em sua própria vida quando, ainda menino se mudou do interior de Minas Gerais para o Rio de Janeiro e ao sofrer discriminação por ser pobre, tímido e ter sotaque diferente, acabava-se comparando aos colegas e se sentindo inferior, como ele mesmo revela:

“Eu diferente, sotaque ridículo, gaguejando de vergonha, pobre: entre eles eu não passava de um patinho feio que os outros se compraziam em bicar…..Conheci, então, a solidão. A solidão de ser diferente. E sofri muito. E nem sequer me atrevi a compartilhar com meus pais esse meu sofrimento. Seria inútil. Eles não compreenderiam. E mesmo que compreendessem, eles nada podiam fazer. Assim, tive de sofrer a minha solidão duas vezes sozinho. Mas foi nela que se formou aquele que sou hoje. As caminhadas pelo deserto me fizeram forte. Aprendi a cuidar de mim mesmo. E aprendi a buscar as coisas que, para mim, solitário, faziam sentido.”

“A infelicidade com a solidão se deriva em parte, das comparações? Você compara a cena de você, só, na casa vazia, com a cena (fantasiada ) dos outros, em celebrações cheias de risos… Essa comparação é destrutiva porque nasce da inveja. Sofra a dor real da solidão porque a solidão dói. Dói uma dor da qual pode nascer a beleza. Mas não sofra a dor da comparação. Ela não é verdadeira.”

RUBEM ALVES

O sofrimento fez ver que o é importante na vida: tornar-se uma pessoa melhor. Ninguém pode garantir para si brilho permanente ou amargar infortúnio eterno. Só a morte é definitiva.

“Tanto os meus fracassos quanto as minhas vitórias duraram pouco. Não há nenhuma vitória profissional ou amorosa que garanta que a vida finalmente se arranjou e nenhuma derrota que seja a condenação final. As vitórias se desfazem como castelos atingidos pelas ondas, e as derrotas se transformam em momentos que prenunciam um começo novo. Enquanto a morte não nos tocar, pois só ela é definitiva, a sabedoria nos diz que vivemos sempre à mercê do imprevisível dos acidentes. Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá.”

Rubens Alves também ensinou que sempre podemos conquistar as pessoas e ter seu amor , basta para isso que pratiquemos a arte de escutar, entender, valorizar e compreender. O ser humano necessita ser ouvido e considerado.

“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.”

Foi uma pessoa que acreditou nos seus sonhos:

“O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho.Todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa. Contem-me os seus sonhos para que sonhemos juntos.”

Nas maravilhosas palavras do nosso poeta sonhar é o primeiro passo para qualquer projeto de vida, claro, depois precisa um segundo e terceiro passos e muitos outros mais. Então sonhe, acredite nos seus sonhos e lute por eles.

bom-dia

Tags:

COMENTÁRIOS (14)
  1. Pingback: Frases de estudo
  2. Pingback: RUBEM ALVES FRASES

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

* Pergunta anti-Spam,