imagem-capa.php
Reflexão

10 passos simples para se livrar do desânimo hoje e transformar sua vida

O desejo de vencer é o primeiro passo para a vitória. E se você está aqui é porque o desejo da mudança está dentro do seu coração e, quem sabe, falte apenas uma estratégia de ação.
Estas 10 dicas práticas vão te ajudar a criar uma boa estratégia para a sua vida e podem ser colocadas em prática agora mesmo!

1. Conheça o seu temperamento

Você já notou que existem pessoas naturalmente mais calmas, iradas, expressivas ou sensíveis? As emoções que antecedem até mesmo a nossa racionalização são ditadas, em parte, pelo temperamento.

Temperamento é um conjunto de características que, aliadas a fatores externos (experiências vividas, ambiente, cultura, educação, etc), moldam nosso comportamento. É importante saber qual temperamento é o seu para se conhecer melhor e entender os próprios limites e sentimentos.

Não sabe qual é o seu temperamento? Então clique aqui e faça o teste para descobrir.

2.Use seus pontos fortes e fracos a seu favor

Depois de fazer o teste e entender os próprios impulsos fica mais fácil tomar decisões em relação a si mesmo.

Por exemplo: sanguíneos tendem a ser desorganizados mas são ótimos no relacionamento com as pessoas. Então, um nativo deste temperamento não deveria sofrer em áreas como contabilidade e sim buscar uma profissão mais adequada com a sua natureza, como vendas ou publicidade.

Sanguíneos também tendem a ser impulsivos e, se conhecendo melhor, podem pensar em formas de contornar esta característica quando os convir.

3. Decida se tornar o que você mais admira

Algumas vezes na infância nossos pais e a escola, com boa intenção ou sem perceber, “podam” boas características da nossa personalidade por não compreenderem determinados comportamentos. Estas características podem permanecer em nossa mente, se manifestando nas pessoas em que admiramos. Nossos “heróis” costumam ter características que também gostaríamos de possuir e que temos potencial para desenvolver.

Pense nas 5 figuras que você mais admira e analise as características destas pessoas. Se você gostaria de ter alguns destes pontos fortes, procure entender como estas pessoas conseguiram se desenvolver e aprenda com elas.

4. Não espere ter vontade para fazer o que precisa ser feito

Não espere ter vontade para fazer o que sabe que precisa fazer. A vontade dificilmente chega, se ficar esperando você irá fazer muito menos do que pode. A vontade de fazer vem apenas depois de começar o trabalho.

Veja o que o Prof. Pedro Calabrez, Doutor em Ciências (Ph.D) em Psiquiatria e Psicologia Médica, tem a dizer sobre isso:

“Tem muita gente que espera dar vontade de mudar para agir e transformar sua vida. Por exemplo: a pessoa espera dar vontade de ir para a academia para levantar a bunda do sofá e ir se exercitar. E o cérebro humano é preguiçoso, ele não gosta de gastar energia. Então, as nossas vontades costumam ser referentes a coisas muito imediatas, a coisas que trazem recompensa e prazer imediato. A vontade costuma ser ficar no sofá, assistir o seriado, assistir a novela, comer uma besteira (que é prazeroso). Acontece que em todas as grandes coisas da vida nós precisamos lutar contra essas vontades imediatas e enxergar um benefício maior no futuro.” explicou.

5. Coma direito

Seu corpo é seu maior patrimônio: quando sua saúde está mal, você fica mal. E, a melhor forma de zelar deste patrimônio é cuidando o que colocamos para dentro do nosso organismo. Comer impacta drasticamente em como nos sentimos.

Por exemplo: Se você passa o dia todo comendo doces e refrigerantes, até ficar cheio, como irá se sentir? Provavelmente cansado e desanimado.

Agora, nutrindo o seu corpo adequadamente, ele irá lhe retribuir com toda a energia que você quer e precisa. A disposição física muda, o humor e até a autoestima.

6. Se organize

A organização é fundamental em todos os sentidos. Ficamos perdidos no meio da bagunça e da sujeira, como se isso refletisse a forma que nos sentimos por dentro.

Separe um tempo para organizar seus itens e procure os manter em ordem, dentro do possível. Acordar e não ter louça suja na pia já é um pequeno motivo para sorrir, não é verdade?

7. Resolva seus abacaxis

Na sua vida existem problemas grandes que você precisa resolver mas fica adiando? Saiba que deixar para amanhã só piora as coisas.

Quanto mais esperamos para fazer determinada coisa, mais assustadora ela fica porque adiar cria expectativa. E criar expectativa deixa tudo maior do que é. Por exemplo: lembra quando você era criança e esperava o Natal desde o dia primeiro de dezembro? Você estava criando expectativa, o que tornava o momento ainda mais mágico. Agora, pensa fazer o mesmo com tarefas e problemas. Até uma louça na pia parece mais assustadora quando você passa um dia inteiro esperando para lavar e amaldiçoando as panelas queimadas.

Faça o que precisa ser feito. Se for algo grande, divida em pequenas partes. Enfrentar te dará coragem e a sensação de realização.

8. Conviva com quem te leva pra frente

Na nossa vida existem as pessoas que nos botam para cima, dão coragem, nos incentivam a ser melhores. E existem aquelas pessoas que só nos colocam para baixo, dizem que tudo é difícil e duvidam da nossa capacidade.

O ser humano é naturalmente um ser social, por isso as opiniões dos amigos e da família são tão importantes e influenciam o que fazemos. De certa forma somos todos esponjas: absorvemos um pouquinho de cada pessoa do nosso convívio. Sabendo disso, é sábio buscar absorver quem nos faz mais bem do que mal 🙂

9. Não tenha medo de tomar um caminho diferente

Não se preocupe em fazer algo só porque todo mundo faz: a sociedade não está muito saudável, por isso ao invés de só seguir a boiada, é inteligente fazer apenas o que lhe parecer mais correto.

10. Ouça mais as pessoas

Todo mundo tem algo a nos ensinar. Como disse Winston Churchill:

“A maior lição da vida é a de que, às vezes, até os tolos têm razão.”

Por isso não faça julgamentos precipitados. Procure entender e escutar a todos, mesmo que você não ache a pessoa muito inteligente. É impressionante o que podemos aprender realmente nos interessando pelas pessoas. Ouvindo sem distinção eu já aprendi um porção de coisas, de dicas de remédios naturais a o melhor banco para guardar meu dinheiro.

Além do aprendizado, vale lembrar que você ainda ganha outro presente: todos vão gostar mais de você. Todo mundo ama falar do que sabe e vê com simpatia as pessoas que lhe emprestam os ouvidos.

Espero de coração que estas dicas ajudem você tanto quanto elas tem me ajudado. Lembre-se que todos nós temos a capacidade de mudar o nosso destino. Apenas um tipo de pessoa não muda: os mortos. Deixe para ser acomodado quando a sua hora chegar kkk. Bora trazer mais vida para os seus dias?

Boa sorte na sua caminhada 😉


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários (5)

  1. Amei as dicas hoje eu precisava dessas informações foi como me olhar no espelho.amei mudou minha vida

  2. Tem dias que parecem não ter muita graça.mas a graça e você quem faz e ajudou bastante seus conselhos e tornam a nossa visão sobre o dia a dia melhor.

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

  • Tenha um
    Bom Dia!
  • Tenha uma
    Boa Tarde!
  • Tenha uma
    Boa Noite!
© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.