Reflexão

3 Frases para Cortar Pessoas Invejosas

Sabe aquela pessoa que não pode ver uma coisa boa na sua vida que precisa botar defeito? Que faz comentários maldosos só para te por para baixo? Então para impedir ela de perturbar a sua felicidade e destruir a sua autoconfiança, seguem 3 frases para cortar pessoas invejosas.

1. Você também vai conseguir

Um estudo neurológico publicado na Revista Science comprovou que o cérebro dos invejosos sente dor ao ver a pessoa que invejam se dando bem. Então para evitar esse sofrimento a pessoa invejosa vai fazer de tudo para diminuir a sua conquista.

Uma maneira inteligente de cortar esse comportamento é evidenciar para a pessoa que ela também é capaz de conseguir o que deseja.

Por exemplo: minha amiga conseguiu uma bolsa de estudos para a Espanha, ao contar para outra colega ao invés de dar os parabéns(como qualquer pessoa normal faria) ela respondeu: “Que pena, porque eu não vou mais te ver”.

Minha amiga apenas ignorou, mas ela poderia ter respondido: “Sim, é uma pena que não vamos nos ver sempre, mas você pode ir me visitar na Espanha quando quiser”.

2.   Mas eu gosto assim

Entenda: não tem nada mais frustrante para um invejoso que ver você feliz e nada mais prazeroso do que fazer você sofrer.

Esse sentimento é tão comum que os alemães têm uma palavra para ele “schadenfreude” que significa, a alegria pelo dano.

Isso acontece porque a pessoa que sente inveja acredita inconscientemente que está passando por uma injustiça causada por você. Por exemplo, ela não consegue um bom relacionamento, porque você “roubou” o seu par ideal.

Dessa forma quando ela te vê triste ou se dando mal, na mente dela, a justiça foi feita.

Então o invejoso tenta te desqualificar a todo o custo, criticando as suas roupas, a sua casa, os seus relacionamentos… só para sentir o prazer de te ver triste.

A próxima vez que uma pessoa invejosa comentar coisas como “o seu novo corte de cabelo ficou feio”, responda com um sorriso, mas eu gostei dele assim, indicando que o veneno dela não te atingiu.

3. Se for um elogio, eu agradeço

Pessoas invejosas irão escolher uma característica sua e usá-la para tentar te diminuir.

Alguns exemplos são: “você tem um rosto tão bonito, pena que é gordinha”, “se você fosse um pouco mais alta poderia ser modelo” ou “você precisa ser menos engraçada, só assim as pessoas vão te levar a sério”.

De gente assim, o melhor é manter distância e se você tem dificuldade de descobrir as pessoas invejosas ao seu redor leia o artigo: aprenda a identificar pessoas invejosas por meio destes 5 sinais .

Mas há casos que se afastar não é uma opção, nestas situações o melhor a fazer é “desmascarar” o invejoso com humor e leveza. Ao falar “se for um elogio, eu agradeço” você mostra que está ciente da sua má intenção desta pessoa, mas não se abala tão facilmente.

Afinal, o objetivo do invejoso é fazer você se sentir mal para ele ficar bem, então se ele perceber que os comentários dele não te atingem, será estimulado a mudar o comportamento.

Usando essas frases você irá desarmar com facilidade as pessoas invejosas que cruzarem o seu caminho. No entanto, vale lembrar que a inveja está no nosso DNA, pois nos comparamos com os outros é fundamental para a construção do nosso EU.

O problema é quando a comparação provoca uma sensação de desvantagem. Então a pessoa invejosa sente-se fracassada por não conseguir ter o que você tem e passa a te culpar por isso.

Assim, o mais importante é lidar com a inveja  de forma saudável, sem culpar os outros por nossas frustrações.

Fontes:


Gostou das frases? Conte nos comentários! A sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a pensar novos conteúdos.

 

Autora
Lúcia Pego dos Santos

Tags:

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.