Reflexão

Estilo hygge: 5 truques Nórdicos para você amar a sua casa

De 2020 para cá ficar em casa deixou de ser uma opção. Mas você pode aproveitar esse momento para transformar o seu lar em um ambiente super acolhedor, um refúgio, o melhor lugar do planeta e os dinamarqueses (o 3º povo mais feliz do mundo) mostram como.

Nos países escandinavos passar longos períodos sem sair de casa faz parte da rotina, afinal, os invernos são abaixo de zero, com 4 horas de sol por dia.

Logo, viver num ambiente confortável e aconchegante é tão importante que tem uma palavra só para traduzir este sentimento: Hygge.

Então para fazer da sua casa o lugar que você sempre sonhou, um cantinho aconchegante que vai abraçar você e criar belas lembranças com a sua família seguem 5 dicas para trazer o estilo hygge para sua vida.

1. Mude a decoração

Um espaço hygge é sempre acolhedor que te convida a relaxar e se esquecer das preocupações do dia-a-dia. Por isso, não pode faltar iluminação, um sofá largo e macio, almofadas, cobertores quentinhos e uma xícara de café fresco.

Outra dica para deixar a decoração mais acolhedora é acrescentar objetos com valor emocional como presentes de pessoas queridas ou objetos feitos a mão, eles trazem um conforto afetivo que acalma o espírito.

Portanto, use este tempo em casa para fazer dela o ambiente mais aconchegante possível. Aproveite a onda de frio, retire aquela manta de crochê feita pela sua avó do armário e deite no sofá para apreciar o fim da tarde.

Para aumentar a iluminação uma opção barata são as velas. Você sabia que a Dinamarca é um dos países que mais consome velas?

Além de iluminar o ambiente elas o deixam mais aconchegante por causa da cor amarela. Mas tome cuidado! Mantenha as velas com uma proteção e longe de crianças ou animais de estimação.

O verde também faz parte de um ambiente acolhedor. Então cactos, suculentas e espadas-de-são-jorge são fáceis de cuidar e trazem tranquilidade para a casa.

2. Pratique o minimalismo

Quando pensamos em minimalismo já imaginamos um ambiente frio com móveis brancos e pouca decoração. Mas na verdade, o estilo de vida minimalista é focar no que realmente importa para a sua vida e se livrar do restante.

Desta maneira, você troca o tempo trabalhando para comprar coisas que nem vai usar por momentos significativos como brincar com o cachorro (o que combina demais com o estilo hygge).

Você também economiza o dinheiro que iria gastar com tranqueiras, consegue comprar produtos mais caros de melhor qualidade e não só o que “está na promoção”.

Se fazer da sua casa um ambiente aconchegante é essencial para você, tudo bem investir dinheiro em almofadas e velas.

O que não vale é usar a desculpa do “conforto” para encher a casa de bugigangas inúteis, que só acumulam poeira.

Se quiser saber mais dicas de como fazer da sua casa um ambiente minimalista, leia esse texto: Minimalismo, limpe a sua casa, organize a sua vida!

3.  Aprecie os momentos

O conceito hygee é tão poderoso na cultura dinamarquesa que essa sensação de conforto e aconchego não se restringe só ao design da casa, mas sim a um estilo de vida.

Numa época em que “perder tempo” é quase o crime, uma rotina movimentada é o novo normal. Jantamos em frente a televisão ou celular e dormimos menos do que deveríamos.

Mas o estilo hygge segue o oposto. Ler um livro em frente a lareira ou um jogo de mímica com a família é um hábito dos dinamarqueses e a sua chave para a felicidade.

Trazendo para a nossa realidade: seria tirar um cochilo deitado na rede ou unir a família em volta da grelha no churrasco de domingo.

O mais importante é que você esteja inteiramente naquele momento. Até uma caminhada no parque, sentindo o cheiro da grama e o som dos pássaros faz parte do jeito hygge.

4.  Seja generoso com você

Ao contrário do Brasil, que desde segunda-feira contamos os dias para “extravasar” no fim de semana, os dinamarqueses levam a vida com suavidade, fazendo agrados para si sempre.

Por exemplo: se um dinamarquês quer tomar uma cerveja ele bebe o copo no conforto da sua casa e não espera sexta-feira para sair trançando as pernas do bar.

Então ao adotar um estilo de vida hygge a primeira coisa que você deve tirar da sua rotina são as restrições e, a segunda, os exageros.

Por isso se você está com vontade de comer brigadeiro não precisa comer a panela inteira (isso só fará mal a sua saúde). Um já é o suficiente para satisfazer o desejo.

5. Cultive a gentileza

Além de ser bondoso com você, seja com os demais. Quem nunca ouviu aquele ditado “gentileza gera gentileza”? Os dinamarqueses praticam isso criando um espaço acolhedor também entre os seus vizinhos e familiares.

Os nórdicos gostam de compartilhar, não tem vergonha de oferecer um pedaço de bolo para os vizinhos ou pedir uma xícara de açúcar emprestada.

Desta maneira eles cultivam um ambiente feliz baseado na empatia e generosidade, pois a reciprocidade está na natureza dos seres humanos, damos aquilo que recebemos em troca.

Gostou dos truques? Diga o que achou nos comentários!
A sua opinião nos ajuda a trazer conteúdos que sejam interessantes para você!

Fontes:
https://forbes.com.br/forbeslife/2021/03/os-20-paises-mais-felizes-do-mundo/
https://www.westwing.com.br/revista/lifestyle/hygge-o-segredo-da-felicidade-dinamarquesa/
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151004_hygge_dinamarca_feliz_lab
https://apto161.com.br/2020/04/27/o-segredo-da-dinamarca-e-o-povo-mais-feliz-do-mundo/
https://www.youtube.com/watch?v=g4rq0A6eAY8&ab_channel=AmandanaEscandin%C3%A1via


 

Autora
Lúcia Pego dos Santos

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.