Reflexão

3 Frases para impor respeito sem ser babaca

Impor respeito é uma arte que poucas pessoas dominam. Impor respeito sem ser truculento e intimidador é ainda mais difícil porque a maioria acredita que, para ser respeitado, é necessário perder o controle, gritar e se colocar de forma intransigente. Provavelmente esta visão distorcida comece pela maioria dos entretenimentos, aonde os personagens falam e os demais facilmente se submetem. Mas no mundo real nem sempre as coisas funcionam assim, você encontrará outras pessoas de personalidade tão forte quanto a sua que não se dobrarão apenas por gritos e cara feia.
Para ser respeitado sem ser um “babaca” é preciso negociar e ceder em pontos estratégicos, sempre de olho no que é o mais importante para você naquele momento. E estas 3 frases abaixo funcionam muito bem com este estilo de autoridade:

1. “Entendi a sua opinião”

Quando você estiver em uma discussão e seu interlocutor ficar agressivo esta frase pode ser muito útil para impor respeito e controlar a situação.

Isso acontece porque existem dois itens de engenharia social escondidos nela:

Primeiro= Ao classificar o que a outra pessoa está falando como uma opinião você a lembra de que ela não está dizendo uma verdade absoluta, e sim, apenas o ponto de vista dela.

Segundo= Entender não é concordar. Mas só o fato de você dizer que entende o que o outro está dizendo já serve para apaziguar a raiva e tornar a pessoa mais aberta ao que você tem a dizer.

2. “Nisso eu concordo com você”

Qual a sua intenção em uma discussão? Provavelmente expor o seu ponto de vista da forma mais cativante possível. E para isso a maior força que você pode ter é contar com a boa vontade dos outros.

Sempre temos algo em que concordamos, até mesmo com as pessoas mais opostas. Começar por este tópico demonstrar boa vontade, deixando claro que não é uma queda de braço e sim uma busca pelo certo, que você está sendo flexível, o que incentiva o outro a cooperar. E a melhor forma de fazer isso é encontrar um ponto comum.

E ATENÇÃO: Você nunca você deve concordar com algo que lhe pareça errado, apenas ache algo em que você realmente concorde.

3. “Se você tiver argumentos lógicos que me façam mudar de opinião sou a primeira pessoa a querer ouvi-los. Porém, no momento, este é meu ponto de vista”

Esta frase reforça a sua posição, deixando claro que você tem força e personalidade suficientes para defender seu ponto de vista. Mas também você se coloca como uma pessoa racional e acessível, pronta para ouvir um ponto contrário e razoável o suficiente para mudar de opinião, caso surjam argumentos melhores.

A sua postura é um espelho para o outro, que tentará fazer o mesmo. Normalmente todos respeitamos a coragem de uma pessoa em defender o que acredita, sem abrir mão da razão e do bom senso. Quem se abre para ouvir os argumentos alheios, por piores que sejam, conquista mais que o respeito, ganha a admiração e simpatia de seus “opositores”.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

Comentários (2)

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.