Reflexão

3 frases que desarmam pessoas maldosas (sem perder a elegância)

Não podemos ficar despreparados: pessoas maldosas existem em toda parte. Quando encontramos uma dessas pessoas é improdutivo se perder em discussões inúteis, agir com inteligência se torna fundamental. Usando estratégia e psicologia preparamos 3 frases, devidamente testadas e aprovadas, para você se defender (sem perder a elegância). Espia:

1. Nossa, você me elogiando assim eu fico sem graça

Quando uma pessoa maldosa iniciar uma serie de comentários depreciativos a seu respeito, a pior coisa que você pode fazer é entrar em uma briga de insultos. Quando fazemos isso ficamos parecendo bobos, infantis.

Que tal mudar o enquadro?

Este comentário “quebra” a pessoa maldosa por ser inesperado, ela provavelmente não estará preparada para responder. O comentário também serve para mostrar outros pontos:

  1. Você é maduro(a) e não se deixou atingir, usando o bom humor e a ironia para rebater.
  2. Chama a atenção das pessoas que estão na volta para a real intenção da pessoa maldosa, que é te detonar. Isso fará com que as ofensas percam a força perante os demais.
  3. Coloca um ponto final na conversa.

Já que você está por aqui, que tal dar uma olhadinha em 4 ensinamentos de ouro para ser mais respeitado pelas outras pessoas ou 10 comportamentos de pessoas com inteligência emocional elevada. E não se preocupe! O link irá abrir em nova janela, para não atrapalhar sua leitura 😉

2. Pois é, complicada esta questão

Pessoas maldosas podem ir até você em busca de apoio e aprovação para depois, jogar responsabilidade de ações ou tentar coagir outras pessoas usando as suas palavras. Por isso é inteligente deixa-las falar e emitir poucos e vagos comentários, sem expressar a sua real opinião sobre o assunto. Se você não abrir sua opinião, a pessoa ficará sem material para usar contra você e perderá o interesse na conversa.

3. Que bonito o seu [ colar, brinco, sapato, cabelo], é novo?

Outra técnica boa para se livrar de uma saia justa é mudar de assunto na “cara dura”. Se a conversa está te deixando desconfortável, mude o enquadro para algo que interesse o outro.

Esta técnica funciona bem porque você toma o controle da conversa, deixando claro que não irá falar do que não deseja falar. E o elogio é uma forma de desarmar a pessoa: cortar o assunto para algo de seu interesse pode ser irritante e enraivecer o seu interlocutor mas, mudar de assunto para pontuar algo positivo no outro tende a funcionar muito bem.

Afinal ninguém é imune a um elogio, nem mesmo uma pessoa maldosa 😉


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários (19)

  1. Regina Maria da Luz Vieira

    Muito bom mesmo!. Fantástico!

  2. Regina Maria da Luz Vieira

    Fantástico.

  3. Lac

    Sofri a vida inteira com pessoas maldosas e ainda não aprendi me defender. A resposta sempre me aparece no outro dia Fico muda na hora. Nunca estou preparada para a maldade.
    Mas vou guardar essas frases.
    Obrigada.

    1. Val

      Eu gostei muito das dicas.
      Sou igual a outra moça,a resposta só me vem a mente no dia seguinte.

  4. Anna

    Excelente.

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.