Reflexão

3 frases simples para se defender de indiretas

A indireta é uma agressão “camuflada”, uma maneira de ofender e ferir os outros sem parecer que foi intencional. Pois, quem ouve fica com a dúvida: “será que foi para mim mesmo?”.

Para se defender destes ataques, responder de forma ríspida não é a melhor atitude, afinal você está dando para a pessoa o que ela quer: te deixar irritada, diminuir a sua autoconfiança e te magoar.

Por outro lado, você não precisa (nem deve) aguentar essa situação calada, você consegue responder à altura sem perder a elegância ou entrar no jogo do outro.

1.  Me admira você falando isso …

Nem sempre a indireta é pura maldade, às vezes a pessoa faz o comentário sem pensar, não soube escolher a melhor forma de se expressar ou até tem gente que pensa estar fazendo um elogio, mas, na verdade, só está dando uma bola fora.

Neste caso você pode evidenciar o qual sem noção foi o comentário com a frase: me admira você falando isso + uma explicação pelo equívoco.

Por exemplo: um grupo de amigos vai a sua casa para almoçar, um deles comenta: “a comida está ótima mas ficou salgada.”

Você pode responder com um: “me admira você falando isso, já que até repetiu.”

2.  Concordo com você (mas nem tanto)

Em certas ocasiões as insinuações até que carregam um pouco de verdade, porém isso não justifica o insulto e maldade velados de uma indireta.

Afinal existem formas mais saudáveis e simples de fazer uma reclamação, como sentar e conversar. Aliás, esta é uma estratégia bem mais eficaz, já que coloca tudo em pratos limpos.

Se uma pessoa que mora com você comenta que faz tempo que o chão não vê uma boa limpeza. Você olha o piso,  de fato ele está sujo, contudo, não pode ou não quer limpá-lo naquele momento.

Então você admite a situação, mas mostra que não se abateu com o comentário. Para isso pode fazer uma brincadeira, assim o clima não fica pesado e não corre o risco dos ânimos aumentarem.

Uma sugestão de resposta é: “concordo com você, inclusive, se quiser limpar, a vassoura está ali esperando.”

3.  As pessoas fazem fofocas porque sentem inveja

Pessoas invejosas adoram uma indireta, é uma ótima forma de te magoar (um dos maiores prazeres do invejoso) sem ter que “sujar as mãos”.

São os campeões dos famosos: “dizem por aí que você já não é tão divertido quanto antes”; “ouvi umas pessoas comentando que você perdeu a mão para fazer doces” ou “me falaram que você não está dando conta do trabalho”.

O invejoso usa esta tática para desarmar as suas respostas, pois como foram “outras pessoas” que fizeram essas insinuações, você não tem como argumentar e se defender, então só resta ficar chateado.

Neste caso, você usa a mesma estratégia e responde com sinceridade: “não ligo para esses comentários, as pessoas fazem fofoca porque sentem inveja”.

Assim o invejoso terá que aceitar o comentário sem poder rebater, pois isso evidenciaria que na verdade ele é o autor da indireta.

Se quiser saber mais dicas de como lidar com invejosos, acesse o texto: 3 Frases para Cortar Pessoas Invejosas.

Fontes:

Reinaldo Polito


Gostou das frases? Conte nos comentários! A sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a pensar novos conteúdos.

 

Autora
Lúcia Pego dos Santos

Tags:

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.