Reflexão

Aprenda a identificar pessoas invejosas por meio deste 5 sinais

Você desconfia de que alguém ao seu lado está nutrindo inveja? Então, analise e veja se a pessoa apresenta estes 5 sinais reveladores:

1. A pessoa quer sempre ser “A melhor”

Não basta ser competitivo para ser invejoso. Por exemplo, ser competitivo em um jogo tem mais a ver com a personalidade dominante de algumas pessoas do que com a inveja. A competição do invejoso é uma competição infantil, tóxica e sem objetivo, ele quer provar ser melhor que você em absolutamente tudo: Na forma de se vestir, trabalhar, se relacionar…até o que ele faz no banheiro tem que ter um cheiro melhor do que o seu.

Isso acontece porque esta pessoa se sente inferior a você e acha que você também pensa que é superior a ela, então, tudo isso é uma tentativa de te convencer de que você está errado, te “provando” que ela é melhor do que você.

2. Não fica feliz por você

Ao contar uma conquista para o invejoso, ele pode até dizer um “que legal” mas você sente na voz dele que o sentimento é totalmente o oposto. Em casos piores o invejoso vai tentar diminuir as suas conquistas, não conseguindo controlar o ciúme. Quando a situação é ao contrário e o invejoso conquista alguma coisa, ele aumenta tudo que faz e quer um reconhecimento exagerado.

3. Tem dificuldade em fazer elogio

A pessoa nunca te elogia e só consegue enxergar defeitos em você? Esse é o cartão de visitas de uma pessoa muito invejosa. Isso acontece porque o invejoso inconscientemente nega as suas qualidades, porque elas o fazem sofrer.

4. Te critica o tempo todo

Colocar defeitos no que você faz é um mecanismo de defesa do invejoso, ele quer acreditar que tudo que você faz é errado e tenta sempre se convencer disso. Quando você faz algo legal, ele fica procurando defeitos para se sentir bem consigo mesmo, mostrando para si e para os outros como você é ruim.

5. Faz questão de fazer você se sentir mal

Você faz o invejoso se sentir muito mal apenas existindo e sendo o que você é. E como você causa muito sofrimento para ele, ele tenta retribuir fazendo você se sentir mal também.

O maior equívoco das pessoas quando pensam em pessoas invejosas é acreditar que a inveja é uma ação consciente do invejoso: Na grande maioria dos casos as pessoas fazem essas coisas sem perceber. Na cabeça delas, elas criam motivos obscuros para se convencer de que o alvo da inveja não vale nada. Elas mentem para si mesmas que não estão com inveja. Se você conhece um pouco de psicologia sabe que somos animais mais emocionas do que racionais e o nosso cérebro mente para nós mesmos quando não conseguimos lidar com alguma realidade. E inveja é vista como uma coisa muito feia, então, é difícil admitir para si sobre o que sentimos. O mais fácil é desvalorizar quem nos faz sentir inferiores.

A verdade é que todo mundo sente inveja, a única forma de controlar este sentimento é admitindo a verdade para si mesmo, sendo luz na vida das pessoas. Lembre-se: o que somos para os outros, somos para nós mesmos.


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Tags:

Comentários (28)

  1. Olha, infelizmente, isso acontece muito em nosso meio temos que ter sabedoria pra lidar e compreender essas pessoas. Eu vivo isso, porém não tinha uma definição pra tal ato. Nunca imaginei que fosse inveja. É impressionante…tal atitude. Vamos aprendendo com tais pessoas porque a sabedoria nos dá a resposta de que não adianta invejar, afinal todos sabem quem você é e seus hábitos. E fica a reflexão até quando a pessoa invejosa vai conseguir segurar ser o que não é. Eu jogo tudo no lixo essas mesquinharias, pois só o invejoso tem a perder. Beijinhos no ombro pro invejoso.

  2. Olá bom dia tbm gosto de comportamento humano e as vezes pego me pensando pq pessoas invejosas agem assim vcs talvez compreendam tem a ver com alguma coisa mal resolvida podem me dize?

    1. A pessoa invejosa e ate complicado de elogiar…porque si elogia e inveja ou olho grande .Eu prefiro ñ da importancia a esse tipo de sentimento q na realidade em algum momento na vida acredito eu que ja tivemos tbm !
      Evolui!!!hj ñ mais

  3. Depois de ler isso tudo fiquei com vergonha de mim, acho que sentia inveja de um colega de trabalho,ele era popular eu ficava incomodado principalmente quando ele conversava com a garota por quem eu tinha interesse,me sentia triste por não ser como ele, acostumado a ser o popular em outros lugares em que trabalhei, não sei se eu era popular por ser deficiente físico, depois de um ano trabalhado juntos percebi que não iria ganhar nada com esse sentimento.

  4. Tenho na família essas pessoas nunca admitem que estão erradas mas sim os outros elas vêem inveja nas pessoas que lhe fazem ver a verdade se uma pessoa está bem na vida já não presta

  5. Se pararmos para perceber, encontramos até em nós mesmo, mas não vem ao caso quando se fala de algo ruim, nesse caso a inveja. Só nos comparamos com coisas boas e esquecemos de analisar esses tipos detalhes. Não conseguimos mudar todos ao nosso redor, nem com muito sacrifício. Mas conseguimos mudar a nós mesmo, nos analisando sempre que possível e claro quando queremos de verdade!

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.