imagem-capa.php

Temperamento Melancólico e suas características

A pessoa com temperamento melancólico é sensível e analítica. Um pensador profundo voltado para si, sendo muito exigente consigo mesmo e vivendo em constante autoanálise. Outras características marcantes são o perfeccionismo, altruísmo, criatividade e a cautela. O melancólico é introvertido mas, algumas vezes quando se sente animado, ele age como se fosse extrovertido.
A pessoa com temperamento melancólico é sensível e analítica. Um pensador profundo voltado para si, sendo muito exigente consigo mesmo e vivendo em constante autoanálise. Outras características marcantes são o perfeccionismo, altruísmo, criatividade e a cautela. O melancólico é introvertido mas, algumas vezes quando se sente animado, ele age como se fosse extrovertido.

Melancólicos são criativos

Graças a sua extrema sensibilidade, o melancólico é criativo e se sai muito bem no campo das artes.

Este indivíduo sente as coisas profundamente e toda esta carga emocional os ajuda a entender as emoções de outras pessoas e a tocar seus sentimentos. A constante reflexão também o faz pensar na vida “fora da caixa”, vendo as situações de forma original.

Melancólico são ótimos analistas

O melancólico é auto consciente e considera com eficiência os prós e contras das situações. Dificilmente é pego de surpresa, sempre pensa a frente e calcula os problemas mesmo antes deles acontecerem.

O melancólico é depressivo

Estas qualidades também estão acompanhadas de alguns pontos fracos, afinal, ninguém é perfeito. O pessimismo que faz do melancólico um eficiente analista dos perigos ao seu redor é forte responsável na tendência depressiva deste temperamento. Esta pessoa também pode exagerar problemas, criando verdadeiras catástrofes.

O melancólico é mais egocêntrico do que qualquer outro temperamento, porque ele interpreta que tudo a sua volta é sobre si mesmo. Tende a se comparar com os outros e invariavelmente se sente inferior porque nunca lhe ocorre que ele se compara com os melhores traços dos outros, ignorando os pontos fracos destas pessoas.

Melancólicos na infância

Crianças com este temperamento são emotivas, sonhadoras, inseguras e excessivamente sensíveis, se magoando com facilidade. Aparentam uma maturidade acima da sua idade, com reflexões que surpreendem os adultos. Costumam apreciar a leitura.

A criança melancólica tem medo de gente, se escondendo em sua concha. Sua melancolia a faz se sentir culpada das suas pequenas travessuras, como se fossem grandes pecados.

O melancólico e os relacionamentos

É comum sanguíneos se unirem aos melancólicos. Isso acontece porque as características de ambos temperamentos se completam. A inteligente analítica do melancólico impressiona o sanguíneo, que é mais superficial. Já o melancólico possui dificuldades sociais, admirando o carisma e otimismo do sanguíneo.

Tipos de melancólico

Todos nós somos uma mescla dos 4 temperamentos, onde um deles é dominante e outro secundário. Estas mesclas de temperamentos originaram as 12 combinações de temperamentos, uma forma mais específica de classificar os comportamentos de cada pessoa. Confira abaixo os 6 temperamentos onde o melancólico figura como primário ou secundário.

Temperamentos melancólicos primários

Melancólico-Sanguíneo
Melancólico-Colérico
Melancólico-Fleumático

Temperamentos melancólicos secundários

Sanguíneo-Melancólico
Colérico-Melancólico
Fleumático-Melancólico


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php

Mensagens do Bem

Aqui tem!! Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

  • Sigam-me os bons!