Reflexão

3 Frases simples que desarmam pessoas rudes sem ser grosseiro

Ahhh, gente chata, sem noção e descontrolada são tantas que ás vezes parecem que dão em árvores. Mas vale lembrar que a maioria destas pessoas tem problemas de relacionamento e nem sempre são ruins, às vezes, só não sabem administrar as frustrações e possuem dificuldades para se comunicar. Além disso, se a pessoa em questão for apenas uma pessoa limitada, bem… você sabe o que dizem: Ao perder tempo discutindo com um “idiota”, quem é o idiota mesmo? 
Sabendo de tudo isso, use estrategicamente estas 3 frases para evitar discussões desnecessárias mantendo a dignidade:

1. Que pena que você tem essa opinião ao meu respeito, eu te acho legal

Quem não conhece aquele tipo de pessoa que tem como esporte botar defeito nos outros? O pior é que esses donos da verdade não conseguem manter sua opinião para si e saem disparando críticas fúteis a torto e a direito, esgotando a paciência de todo mundo.

Mas, o que a pessoa espera ao fazer isso?

  1. Garantir o seu silêncio e submissão ou
  2. Arranjar uma briga, te puxando para o mesmo nível em que ela está.

Que tal usar o elemento surpresa e não fazer nem uma coisa nem outra? Afinal, como disse o pai de psicanálise Sigmund Freud:

Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.

Retribuir uma crítica com alguma coisa positiva atende esses 3 fatores

  1. Faz com quem esteja na volta ache a pessoa que te criticou uma mala sem alça;
  2. Faz com que a mala sem alça saia da defensiva e te olhe com mais simpatia;
  3. Demonstra maturidade, afinal, você não perdeu tempo entrando em uma guerra de insultos e não se deixou afetar pelo comentário.

Apenas escolha um elogio verdadeiro.

Tá tudo muito bonito, tá tudo muito legal e a dica poderia acabar por aqui. Mas vou te contar o segredo principal: você precisa falar essas coisas olhando nos olhos da pessoa, com voz firme. Não adianta nada dizer isso de forma insegura, você precisa demonstrar auto confiança para ter efeito.

Já dei algumas dicas para parecer mais confiante aqui e aqui.

2. O fato de eu discordar de você não significa que eu não veja lógica no que você está dizendo

Todo mundo acha que está certo numa discussão: todo mundo mesmo. Isso vale para mim e para você, afinal, quem estava certo na última discussão que você teve? Provavelmente você!

O problema é que a maioria das pessoas não sabem disso e aquelas mais sem noção entram nas discussões como se estivessem em uma cruzada para provar ao outro que ele está errado…e essa é a pior forma de convencer alguém de qualquer coisa. Ou seja, uma perda total de tempo.

A melhor forma de trazer alguém para o seu modo de pensar é ter humildade em reconhecer que os argumentos da pessoa também tem alguma razão. As vezes a razão não está nos argumentos em si, mas nas intenções e nos sentimentos que fazem com que a pessoa acredite naquele argumento.

Então, se você está falando com um fanático que não consegue mudar de opinião e nem de assunto, reconheça o valor de qualquer coisa nos argumentos dele. Essa simples atitude inesperada o fará se sentir mais tranquilo e simpático a você. E lembre-se: ver algum valor no que a pessoa diz não é concordar com tudo que ela diz, você apenas estará sendo justo em pontuar o que lhe parece bom.

3. Deixa eu ver se entendi

Outra situação comum é ver as pessoas rudes usando a sua “chaticite” e falta de vergonha na cara para pressionar os outros e tirar algumas vantagens. E elas costumam distorcer as coisas ao realizarem seus “pedidos”, fazendo o outro se sentir culpado e responsável.

A melhor forma de se defender é usando a velha e boa lógica. Pondere no que a pessoa está pedindo e repita o pedido como ele é, cortando fora a chantagem emocional e a grosseria. Por exemplo, vamos supor que você esteja comendo pastel de queijo e eu queira o seu pastel, então eu digo:

Ei, eu quero metade do seu pastel de queijo. Você está lendo meu artigo e é justo você dividir comigo o seu pastel de queijo.

Mas a verdade é que você não tem obrigação nenhuma em me dar o seu pastel de queijo imaginário. Aliás, você está prestigiando o meu artigo, não me deve nada. Então, eu sugiro a você colocar um sorriso nos lábios e responder em tom de brincadeira:

Deixa eu ver se entendi: Você está exigindo metade do meu pastel, é isso? A venda fica ali na frente.

Assim você deixa claro o absurdo do pedido, mostrando imunidade a chantagem/constrangimento, desarmando o “sem noção”. Falar em tom de brincadeira deixa a situação mais leve, evitando um “climão”.

E…

Se você gostou deste artigo, saiba que já faz algum tempo que temos uma série sobre esse assunto aqui no site. Ficaremos muito felizes se você se interessar em algum deles 🙂

3 frases simples que desarmam pessoas rudes rapidamente

3 Frases para impor respeito sem ser babaca

3 frases que colocam limites em pessoas abusadas sem perder a elegância

3 frases simples que desarmam pessoas más rapidamente


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários (3)

  1. Achei mto interessante, as vezes realmente temos que ter atitudes certas com um recado bem dado pra nós pouparmos de alguns seres.
    Parabéns forma sútil e mto elegante

  2. Muito bom é como vc disse todos temos opiniões diferentes não somos iguais em nada. Deus nos fez diferentes justamente pra podermos conviver com o meu próximo, e Ele diz suportai vos uns aos outros e isso se chama amor qd eu respeito sua opinião mas isso não quer dizer que eu estou de acordo com que vc pensa nas te respeito isso faz a diferença pra poder nos relacionarmos e saber te responder de forma respeitosa iremos conviver por longo tempo e sempre iremos depender uns dos outros Deus nos fez assim dependente uns dos outros.

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.