Reflexão

3 respostas que desarmam pessoas maldosas rapidamente

Todo mundo já passou pela saia justa de ouvir provocações de uma pessoa maldosa e inconveniente. E muitas vezes parece que não existe resposta certa para essas provocações pois a pessoa torce tudo o que é dito e, quando você percebe, se encontra em uma briga sem sentido.

A boa notícia é que existem técnicas para lidar com esse tipo de situação: se defenda com inteligência, elegância e auto controle sem perder o respeito e a reputação perante as outras pessoas que estão a sua volta.

1. É mesmo? Obrigada, adoro pessoas que colocam as outras para cima!

Quando alguém esta tentando te provocar com indiretas o melhor é manter o autocontrole. Responder na mesma moeda se assemelha às brigas de crianças, onde ambas passam a se xingar mutuamente sem chegar a lugar algum.

O meu conselho é mudar o enquadro que a pessoa está tentando criar: quando o outro usa de ironia para fazer você se sentir mal, o que esta pessoa conseguirá se você tomar o comentário como um elogio?

Vantagens:

  1. Mostra para todos a má intenção do comentário.
  2. A pessoa maldosa não esperará por isso, ficando sem reação.
  3. Ao rejeitar a ofensa você estará no controle da conversa, não permitindo que o outro controle os seus sentimentos e inseguranças.
  4. Concluir com “adoro pessoas que colocam as outras para cima!” deixará o outro sem graça por você evidenciar o desejo dele(a) de te colocar para baixo.

Para funcionar bem esta frase deve ser dita em tom descontraído e alegre.

2. Tudo bem, esta é a sua opinião, mas este assunto não é o foco da discussão. Vamos voltar ao ponto central

Quando discutimos com uma pessoa maldosa e ela não tem mais argumentos, é muito comum ela apelar para as ofensas pessoais, tentando nos tirar do controle e “ganhar” a discussão com insultos. Como falei anteriormente recomendo fortemente a você evitar uma guerra de insultos. A melhor forma de sair dessa saia justa é ignorar ofensas infantis e trazer a discussão para os trilhos.

Um ponto importante e sutil nesta frase é: “esta é a sua opinião”, lembrando a todos que se trata apenas da opinião de quem está ofendendo, e não um fato. Ou seja, como toda a opinião pode estar errada.

É muito importante se manter calmo, olhando nos olhos da pessoa, e usar um tom de voz firme: por instinto natural do ser humano respeitamos esta postura, conferindo autoridade a quem está falando. Este tipo de linguagem corporal também é intimidadora, desestimulando o outro a continuar as ofensas.

3. Olhe nos olhos da pessoa em silêncio e puxe assunto com outra pessoa

Outra técnica interessante quando alguém está tentando te magoar ou irritar é repreender a pessoa apenas com um olhar incisivo e a ignorar, buscando apoio ao conversar com um amigo.

Olhar no fundo dos olhos da pessoa é fundamental para demonstrar que você não tem medo. E, após uma encarada breve, ignorar tira a importância do maldoso(a) e dar atenção a outra pessoa irá fazer ele(a) se sentir ainda mais frágil e sem apoio dos demais. E você demonstrará maturidade emocional, força e inteligência.

atenção!

Esta é uma serie aqui do site com diversos outros artigos semelhantes, vale a pena conferir todas as técnicas:

3 frases simples que desarmam pessoas rudes rapidamente

3 frases que desarmam pessoas maldosas (sem perder a elegância)

3 frases que tornam qualquer pessoa muito chata

4 formas de se defender de pessoas Más sem perder a classe

3 frases simples que desarmam pessoas más rapidamente


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários (18)

  1. Muito bom, adorei pois as vezes vemos maldade na pessoa e não sabemos como fazer para paralisá lá.

  2. Sempre muito bom!!! Li bem….vou passar para o meu casal de filhos, pois é uma das maneiras de saber lidar com todos os tipos de pessoas. Ótimo!!!…..e que venham mais.

    1. Perfeita as dicas. O ideal é manter a classe e a compostura . Vida que segue.

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php
© 2012 - 2023 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.
Comment