Reflexão

4 atitudes que vão colocar a sua autoestima lá no alto!

Todo mundo já se sentiu inseguro, com a autoestima baixa, pelo menos uma vez na vida. É difícil não se deixar levar pelo desânimo mas o mais importante é analisar friamente os próprios sentimentos e lançar um novo olhar para si mesmo, mais realista e amável.
Melhorar seu relacionamento com si mesmo tornará a vida muito mais empolgante e feliz, afinal, qual a pessoa com a qual você mais convive? Você mesmo!
Estas 4 atitudes podem te ajudar bastante nesse processo:

1.Aceite seus defeitos mas não se acomode com eles

Nunca seremos perfeitos. Parece óbvio mas a maioria de nós esquece disso. Lembre-se: Você tem defeitos que irritam outras pessoas. Eu tenho defeitos que irritam outras pessoas. Seu pior inimigo e o seu melhor amigo também os tem. E está tudo bem, esses defeitos não anulam nossas qualidades. Olhar os próprios defeitos com naturalidade e realismo é uma boa técnica para fortalecer a autoestima.

Não acredita? Então pensa comigo…

Se agora você listar em um papel os seus maiores defeitos e qualidades provavelmente irá notar que são características parecidas, apenas com enfoques diferentes. Por exemplo:

Um teimoso tende a ser persistente.
Um paciencioso tende a ser lento.
Um zangado tende a ser combativo.
Um sensível tende a ser frágil.
Um organizado tende a ser controlador.
Um bagunceiro tende a ser mais livre…

Se lembra do ditado popular “seu defeito pode ser a sua melhor qualidade?” Pois é!

Esse fato não é uma desculpa para deixar os defeitos sem controle. Devemos vigiar nossas tendências negativas mas lembrar: defeitos não são pecados. São características mal utilizadas que apenas precisam ser aprimoradas. Olhe novamente para si mesmo: aquele defeito que você desgosta pode carregar uma grande virtude e dependendo do momento, ser algo muito bacana.

2.Cuide o que você aceita das outras pessoas

A maneira como os outros nos tratam na vida adulta é de nossa responsabilidade. Então, se as pessoas costumam abusar da sua boa vontade e desrespeitar seus limites cuidado, isso enfraquece a sua autoestima. Nós humanos somos seres sociais e a forma como nos sentimos em grupo afeta o modo como nos enxergamos.

Você precisa aprender o seu jeito de se defender.

Cada pessoa tem um estilo e deve respeitar o próprio temperamento e como se sente confortável para interagir com os outros. Ou seja, se você não gosta de brigas tudo bem, impor limites nada tem a ver com atrito. Estes artigos podem te ajudar:

3 frases simples que desarmam pessoas rudes rapidamente

4 ensinamentos de ouro para ser mais respeitado pelas outras pessoas

3 frases que desarmam pessoas maldosas (sem perder a elegância)

3 frases que tornam qualquer pessoa muito chata

4 formas de se defender de pessoas Más sem perder a classe

3 frases simples que desarmam pessoas más rapidamente

3.Atenção a voz na sua cabeça

Não, isso nada tem a ver com esquizofrenia. Falo da voz que você está ouvindo na sua cabeça enquanto lê esse artigo. Esta voz é o seu diálogo interno, o papo que você bate consigo mesmo. Todos falamos com nós mesmos o tempo todo.

Faça uma analise: Essa voz é mais positiva ou negativa? Ela está sempre te criticando ou encorajando? Você anda se justificando para si mesmo o tempo todo?

Se os seus diálogos internos são negativos, saiba que ao permanecer assim dificilmente você conseguirá fortalecer a autoestima. Essa visão negativa da vida  pode ter sido passada para você na infância, através dos seus pais ou professores. A boa notícia é que ela pode ser alterada.

Foque nas soluções, não nos problemas. Foque nas oportunidades. Eduque seu cérebro como educaria a uma criança: o ensine a pensar de forma saudável e produtiva.

4.Viva o aqui e agora

É gostoso e importante planejar o futuro, quem tem um planejamento empolgante da própria vida costuma ser bastante realizado. Mas uma coisa é planejar o futuro, outra é pensar somente no amanhã que nunca chega, esquecendo de viver o agora e se sentindo inseguro sobre problemas que nem sabemos se acontecerão.

Pior ainda é morar no passado e reviver situações tristes,  sofrendo várias vezes a mesma ofensa e desgastando a própria autoestima. Lembre-se que todas as coisas ruins que aconteceram na sua vida te tornaram mais forte. É daí que vem a frase “o que não me mata, me fortalece”. Todas as coisas ruins as quais você sobreviveu te prepararam para viver o agora.

A única certeza que temos é o o dia de hoje e se passarmos a viver o momento atual as angustias e magoas diminuirão. Valorize o seu passado, planeje o seu futuro mas não esqueça que o mais importante é descobrir as surpresas que moram no tempo presente: vai ver que por isso ele se chama assim, presente 🙂


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

Comentários

* Pergunta anti-Spam,

O seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios ;)

single.php

Mensagens do Bem

Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

© 2019 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.