imagem-capa.php

Temperamento Colérico e suas características

A pessoa com temperamento colérico é dominante e independente. Líder nato cheio de energia resolve os problemas, transformando ideias em fatos reais. Outras características marcantes são a impetuosidade, força de vontade, praticidade e a confiança. É um indivíduo extrovertido, mas não tanto quanto a pessoa de temperamento sangüíneo.
A pessoa com temperamento colérico é dominante e independente. Líder nato cheio de energia resolve os problemas, transformando ideias em fatos reais. Outras características marcantes são a impetuosidade, força de vontade, praticidade e a confiança. É um indivíduo extrovertido, mas não tanto quanto a pessoa de temperamento sangüíneo.

Coléricos são fortes

Graças a característica de dominância, o colérico é visto como uma pessoa forte. Ele enfrenta situações difíceis com coragem, administrando as próprias inseguranças em nome de seu objetivo maior.

Este indivíduo carrega uma poderosa aura de auto confiança, causando admiração e até medo nas outras pessoas. Coléricos também respondem de forma rápida a estímulos, tendo um raciocínio ágil para discussões.

O colérico é firme

Coléricos possuem opiniões fortes e não vacilam sob a pressão das outras pessoas.

O colérico é explosivo

Estas qualidades também estão acompanhadas de alguns pontos fracos, afinal, ninguém é perfeito. A agressividade que faz do colérico um líder combativo e corajoso o torna facilmente irritável, inflexível e mandão, precisando vigiar sua tendência a tirania. A raiva do colérico não é tão forte quanto a do Sanguíneo porque é menos extrovertida, mas é mais perigosa. Pessoas com este temperamento podem ferir os outros com toda a intenção e gostar de ter feito isso.

A parte emocional é o aspecto menos desenvolvido no colérico. Ele tende a ser insensível com os sentimentos dos outros e possui dificuldade em perceber que suas atitudes podem magoar amigos e familiares.

Coléricos na infância

Crianças com este temperamento são emotivas, sociáveis, agitadas, impulsivas, explosivas e de difícil administração. Independentes, desejam ser tratadas como crescidas e constantemente dispensam a ajuda dos adultos.

Rebeldes por natureza, costumam desafiar a autoridade de pais e professores. A alegria e o otimismo de um lado e a instabilidade emocional de outro, são características marcantes nas crianças de temperamento colérico.

O colérico e os relacionamentos

É comum fleumáticos se unirem aos coléricos. Isso acontece porque as características de ambos temperamentos se completam. A agressividade do colérico pouco incomoda o fleumático, que é tranquilo e dificilmente se magoa. O fleumático também é indeciso e admira a capacidade natural de gerencia do colérico, o deixando comandar.

Tipos de coléricos

Todos nós somos uma mescla dos 4 temperamentos, onde um deles é dominante e outro secundário. Estas mesclas de temperamentos originaram as 12 combinações de temperamentos, uma forma mais específica de classificar os comportamentos de cada pessoa. Confira abaixo os 6 temperamentos onde o colérico figura como primário ou secundário.

Temperamentos coléricos primários

Colérico-Sanguíneo
Colérico-Melancólico
Colérico-Fleumático

Temperamentos coléricos secundários

Sanguíneo-Colérico
Melancólico-Colérico
Fleumático-Colérico


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php

Mensagens do Bem

Aqui tem!! Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

  • Sigam-me os bons!