imagem-capa.php

Psicologia: Hipócrates (pai da medicina) classificou os 4 tipos de temperamentos, qual é o seu?

teoria Humoral foi desenvolvida na Grécia antiga por Hipócrates, pai da medicina, deduzindo dos quatro elementos primários do universo (terra, ar, fogo e água) quatro qualidades: calor, frio, úmido e seco, as quais foram relacionadas à quatro humores corporais: sangue, fleuma, bile branca e bile negra.
teoria Humoral foi desenvolvida na Grécia antiga por Hipócrates, pai da medicina, deduzindo dos quatro elementos primários do universo (terra, ar, fogo e água) quatro qualidades: calor, frio, úmido e seco, as quais foram relacionadas à quatro humores corporais: sangue, fleuma, bile branca e bile negra.

Mais tarde Cláudio Galeno (considerado o mais talentoso médico investigativo do período romano) usou esta teoria para desenvolver os quatro temperamentos primários e secundários relacionados à dominância de uma das quatro qualidades descritas por Hipócrates. Atualmente esta tipologia é conhecida por teóricos e leigos de todo o mundo.

Mas, o que são temperamentos?

Temperamentos são um conjunto de características que, aliadas a fatores externos (experiências vividas, ambiente, cultura, educação, etc) definem nossa personalidade e comportamento. Naturalmente todos os temperamentos possuem pontos fortes e fracos.

Tipos de temperamento

Existem 4 temperamentos primários dominantes, clique sobre o temperamento para ler mais sobre ele:

1) Tipo sangüíneo: Alegre, comunicativo e despreocupado. Sente emoções momentâneas de forma intensa, reage rápido as situações e não costuma guardar rancores.

2) Tipo colérico: Mandão, impetuoso e líder. Sente emoções de forma intensa, reage rápido as situações e costuma guardar rancores.

3) Tipo melancólico: Pensador, criativo e pessimista. Sente emoções de forma intensa, é lento para reagir as situações e costuma remoer mágoas.

4) Tipo fleumático: Controlado, equilibrado e passivo. Sente emoções de forma fraca, é lento para reagir as situações e não guarda rancores.

Quase todos nós possuímos comportamentos mistos, ou seja, sempre um destes 4 comportamentos é dominante e outro secundário. Estas mesclas de temperamentos originaram as 12 combinações de temperamentos, uma forma mais específica de classificar os comportamentos de cada pessoa. São eles:

Sanguíneo-Colérico
Sanguíneo-Melancólico
Sanguíneo Fleumático
Colérico-Sanguíneo
Colérico-Melancólico
Colérico-Fleumático
Melancólico-Sanguíneo
Melancólico-Colérico
Melancólico-Fleumático
Fleumático-Sanguíneo
Fleumático-Colérico
Fleumático-Melancólico

Apesar da associação inicial dos temperamentos com fluidos corporais ser obsoleta, a teoria a qual ela deu origem (teoria Humoral) ainda é útil a nível de auto conhecimento tendo em vista que ela foi adaptada em diversas teorias por pesquisadores modernos, alguns abandonando os nomes originais. Um destes exemplos é o método DISC, modelo baseado no trabalho do Dr. William Moulton Marston e que possuí forte semelhança com a teoria Humoral. Já falamos deste método nestes 4 artigos:

  1. Se você tem alguma dessas 17 características, sua personalidade é forte!
  2. Se você tem alguma dessas 16 características, sua personalidade é carismática!
  3. Se você tem essas 17 características, sua personalidade é a mesma do Bill Gates
  4. Se você tem essas 17 características, sua personalidade é a mesma do Mahatma Gandhi e Scarlett Johannson

Fonte:

Artigo – Estud. psicol. (Campinas) vol.19 no.1 Campinas Jan./Apr. 2002
Patrícia do Carmo Pereira ItoI – Doutoranda em Psicologia pela PUC Campinas, bolsista FAPESP
Raquel Souza Lobo GuzzoII – Professora Titular e Doutora do Instituto de Psicologia e Fonoaudiologia da PUC-Campinas


Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

single.php

Mensagens do Bem

Aqui tem!! Que tal se inscrever na nossa news e receber mensagens transformadoras em primeira mão, no seu email?

  • Sigam-me os bons!